quarta-feira, 1 de julho de 2009

EXERCICIO - ERA VARGAS

EXERCÍCIO – ERA VARGAS

(CEFET-PR)- Em outubro de 1930, ocorreu uma revolução liderada por Getúlio Vargas e que marcou o fim da República Velha. A Revolução de 30 pode ser melhor explicada:

A) Pela radicalização do movimento operário e do movimento tenentista, que levaram à destruição do poder oligárquico.
B) Pela ação das parcelas empobrecidas das camadas médias, excluídas do sistema de poder, que se organizaram em torno da Liga de Ação Revolucionaria.
C) Pelo processo de industrialização acelerado que ocorre na Republica Velha que tornara anacrônica a organização do Estado brasileiro baseado nas forças oligárquicas.
D) Pelas oposições entre os grupos da própria oligarquia dominante, resultantes principalmente do rompimento da política dos governadores
(
FCMG)- “Quanto aos decantados acontecimentos de outubro de 1930, com seu desfile de personagens(Vargas,Antonio Carlos, Osvaldo Afonso, Lindolfo Collor), que a vitoria dos vencedores consagrou como revolução, nesses a classe operaria não estava mais presente. Na realidade, as novas autoridades, sob liderança de Vargas, nada mais fizeram do que aperfeiçoar os mecanismos de controle sobre o movimento operário”.
A leitura desse texto sugere:

A) A parti de 1930, com o crescimento acentuado da economia norte-americana, aliada a uma ideologia francamente expansionista, a hegemonia inglesa passou a ser atacada.
B) A “Revolução de 1930” inaugurou um período no qual o Brasil passou a ter uma evolução histórica autônoma, dissociada dos acontecimentos que se desenrolaram em outros continentes.
C) Após 1930, o Estado deu grande incentivo a organização dos trabalhadores, favorecendo o surgimento de novos sindicatos e de jornais voltado exclusivamente para a divulgação das idéias marxistas.
D) O Estado que se impôs a partir de 1930 procurou realizar, e realizou, de forma progressiva, um projeto totalitário de poder que, pela manipulação, afastou a classe operaria da cena política.

(UFSM-RS)- A cerca da política trabalhista de Vargas, é incorreto afirmar que:

A) As medidas referentes as relações capital-trabalho, tomadas durante a “Era Vargas” foram, em grande parte, inspiradas na “Carta Del Lavoro”, do regime fascista de Mussolini.
B) Se consubstanciaram no período de algumas conquistas históricas dos trabalhadores, tais como salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, férias e descanso semanal remunerado e indenização por demissão sem justa causa.
C) Para decidir questões envolvendo conflitos trabalhistas, foi organizada a Justiça do Trabalho.
D) Os sindicatos tornaram-se completamente independentes do Estado, a partir do decreto-lei que estabeleceu as linhas gerais dessa independência.

(UFPR)- A noite desceu, que noite!
Já não enxergo meus irmãos
E nem tão pouco os rumores
Que outrora me perturbavam.
A noite desce. Nas casas,
Nas ruas onde se combate
Nos campos desfalecidos,
A noite espalhou o medo
E a total incompreensão. Carlos Drummond de Andrade

A constituição de 1937, outorgada pelo golpe do Estado Novo, representa a instauração da ditadura no país. Sobre aquela constituição, podemos dizer que:

01) Desrespeitava o federalismo, pois os estados perdiam autonomia, inclusive sobre seus símbolos.
02) Propiciava a intervenção do Estado na economia, com a criação do Conselho De Economia Nacional
04) Instituía a pena de morte, a censura previa da imprensa, teatro, cinema e radiodifusão.
16) Subordinava os sindicatos ao governo, por meio do Ministério do Trabalho.

(UFPR)- O Estado Novo (1937-1945) constituiu-se num período da historia brasileira. Sob esse aspecto, é correto afirmar que:

01) Foi um período regido por uma constituição autoritária, em que o Executivo controlava o Legislativo e o Judiciário, sendo suprimidos os partidos políticos
02) O Estado Novo de Vargas baseou-se em burocracia complexa e centralizadora, com intervenção do Estado na economia e nos sindicatos.
03) O Estado autoritário teve como uma de suas preocupações a garantia da liberdade de imprensa e de opinião.
08) O único ato de oposição ao Estado Novo foi o movimento conhecido como Revolução Constitucionalista, iniciado em São Paulo.
16)Para limitar e controlar o poder nos Estados, Vargas nomeou interventores.

GABARITO - D-D-D-VVVV-VVFFV

Um comentário: