quarta-feira, 1 de julho de 2009

EXERCICIO - DITADURA MILITAR

32. Questão sobre o Golpe de 1964 - Brasil (UFRJ - 1999).

O período imediatamente anterior ao golpe de 64 foi de intensas movimentações sociais e manifestações públicas. Sobre as "passeatas" que ocorreram durante este período, pode-se dizer corretamente:

a) não só a "esquerda" se movimentou, mas também outros setores manifestaram-se publicamente, como as "Marchas da Família com Deus pela Liberdade" organizadas por grupos conservadores contra o governo de João Goulart.
b) foram monopolizadas pelas organizações comunistas lideradas pelo Partido Comunista do Brasil para derrubar o governo populista de João Goulart e impedir a efetivação das reformas de base.
c) as manifestações de rua foram intensamente reprimidas pelas organizações de soldados e marinheiros que se formaram para defender o governo e a hierarquia militar ameaçada pelos comunistas.
d) as passeatas aconteceram somente em São Paulo e Belo Horizonte, refletindo o descontentamento destas cidades para com o governo centralizador de Juscelino Kubitschek.

33. Questão sobre Ditadura Militar - Brasil (Unimontes - 2007).

Entre as medidas tomadas pelo regime militar no Brasil, com vistas a estimular a expansão capitalista no país, NÃO se incluem a/o:

a) estímulo às empresas de pequeno porte e a redução à intensidade da exploração da mão-de-obra.
b) endividamento externo e a expansão do crédito ao consumidor de classe média.
c) arrocho salarial e a ampliação dos investimentos estatais.
d) instituição dos títulos da dívida pública e o aumento do preço de bens e serviços públicos.

34. Questão sobre Ditadura Militar - Brasil (Unimontes - 2005).

Leia o texto abaixo.

“O regime militar não possuía nem recursos nem projetos para a crise e recolhia-se de forma acabrunhada ao imobilismo, enquanto manifestações de massa ocupavam as ruas. Foi nesse clima que se organizou a transição entre a ditadura e um regime democrático-representativo. (...) Guilhermo O’Donell distinguiu, nesse processo, duas formas clássicas de transição: umas, rápidas, com forte ruptura com o autoritarismo vigente, denominadas de transição por colapso; outras lentas e graduais, seguras para as forças até então no poder, fruto de acordo entre os setores conservadores no poder e as forças progressistas da oposição. Estas seriam denominadas de transições pactuadas. (SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Brasil, em direção ao século XXI. In: LINHARES, Maria Yedda (org.) História Geral do Brasil. RJ: Campus, 2000, p. 385)
Tomando por base o texto, pode-se INFERIR que:

a) a transição da ditadura para um regime de governo democrático, no Brasil, ocorreu nos moldes de uma transição por colapso.
b) os chamados setores de classe média se omitiram no processo de abertura em virtude de os horrores da repressão e tortura ainda estarem vivos em sua memória.
c) o movimento de transição, no Brasil, ocorreu de forma isolada, não estando relacionado com o processo político em outros países latino-americanos.
d) a chamada redemocratização do Brasil teve início quando o governo militar se mostrava incapaz de responder às novas demandas políticas e econômicas do país.

35. Questão sobre Ditadura Militar - Brasil (Fatec - 2007).

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais,

Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções

Caminhando e cantando,
E seguindo a canção. (...)
(Geraldo Vandré, 1968)

Os festivais da canção eram ocasiões nas quais novas vozes e novos compositores passavam a ser conhecidos pelo público. Era o momento das torcidas, dos cartazes na platéia, de poder, de alguma forma, demonstrar a insatisfação contra o regime militar. Porém, em 13 de dezembro de 1968, no mesmo ano em que os jovens se atreviam a cantar e aplaudir "Pra não dizer que não falei das flores", o governo militar anunciou à nação o Ato Institucional nº 5.

Por esse ato,
a) ficavam suspensos todos os direitos civis e constitucionais e autorizava-se o presidente a decretar o recesso do Congresso Nacional.
b) iniciava-se a abertura política no Brasil, com a liberação do pluripartidarismo e a anistia geral e irrestrita.
c) a censura prévia foi definitivamente abolida e retornaram as eleições diretas para os governos estaduais.
d) foram convocados deputados e senadores para a elaboração de uma nova Constituição, a vigorar no ano seguinte.
e) tornou-se indireta a eleição para os governos estaduais e para os prefeitos de capitais consideradas de segurança nacional.

36. Questão sobre Ditadura Militar - Brasil (FGV - 2007).

(...) meu Brasil,
Que sonha com a volta do irmão do Henfil,
com tanta gente que partiu num rabo de foguete:
chora a nossa pátria-mãe gentil
choram marias e clarisses no solo do Brasil.
Mas sei, que uma dor assim pungente
não há de ser inutilmente a esperança
dança na corda bamba de sombrinha
e em cada passo dessa linha pode se machucar.
(João Bosco e Aldir Blanc, "O bêbado e a equilibrista")


A crítica expressa na charge e a referência histórica da música estão relacionadas, respectivamente,

a) à exaltação do nacionalismo e ao movimento das "Diretas Já".
b) ao autoritarismo do governo e à campanha a favor da anistia.
c) à propaganda comunista e ao retorno dos exilados políticos.
d) ao fim da censura e à política favorável à redemocratização.
e) à outorga do Ato Institucional n¡. 5 e ao milagre econômico.



37. Questão sobre Ditadura Militar - Brasil (CFTMG - 2006).
Os acontecimentos marcantes do governo do general Figueiredo (1979-1985) foram:

a) Pacote de Abril, implantação de nova moeda, Lei do Abate.
b) Ato Institucional n¡. 5, fechamento do Congresso, Lei Falcão.
c) Plano Cruzado, instalação do parlamentarismo, bipartidarismo.
d) Lei da anistia, atentado Rio Centro, campanha pelas "Diretas Já".

38. Questão sobre Ditadura Militar - Brasil (PUC RJ - 2006).
INSTRUÇÃO: Responder à questão a partir da leitura e análise das letras das músicas a seguir.

GERAÇÃO COCA-COLA - Letra: Renato Russo
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 a 6.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.
Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis (...)

QUE PAÍS É ESSE? - Letra: Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? (...)

As letras das músicas "Geração Coca-cola" e "Que país é esse?", da banda de rock Legião Urbana, referem-se a um contexto particular de transformações na política, na sociedade e na economia brasileira. A sensação de frustração frente às promessas de mudança e de maior participação popular e estudantil na política, presente nas letras dessas músicas, refere-se a um determinado contexto político. Qual é esse contexto?

a) A crise institucional causada pela corrupção no governo de João Goulart.
b) A derrota do movimento "Diretas Já" e a eleição indireta para Presidente.
c) A censura e a repressão do governo do último Presidente militar, o General Médici.
d) As privatizações e a globalização da economia brasileira do Governo de FHC.
e) A crise atual do governo de Luis Inácio Lula da Silva, causada pelo "mensalão".

39. Questão sobre o Governo Sarney (UFLA - 2007).

No contexto histórico que se sucedeu à morte de Tancredo Neves (21/04/85) e à posse de José Sarney, um dos desafios deste foi o da recuperação da economia, então com uma inflação próxima dos 200% ao ano. É nesse contexto que foi implantado o Plano Cruzado. Uma figura bastante conhecida do Plano Cruzado foi a dos "fiscais do Sarney". As alternativas a seguir estão ligadas a essa "figura", EXCETO:

a) Donas-de-casa observavam permanentemente as prateleiras dos supermercados, munidas de tabelas de preço da Sunab, à procura de mercadorias ilegalmente remarcadas.
b) Congelamento das poupanças e contas bancárias em todo o país.
c) Proprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais foram presos por violar o congelamento dos preços após denúncias.
d) Milhares de pessoas passaram a vigiar os preços no comércio e a denunciar as remarcações feitas.

40. Questão sobre o Governo FHC (CFTMG - 2005).

O governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)

a) ampliou a presença financeira do Estado nos gastos com habitação, educação e programas de saúde pública.
b) foi marcado pelas privatizações das empresas estatais, visando à obtenção de capital suficiente para abater a dívida pública.
c) reduziu a presença do capital estrangeiro a investimentos em pontos localizados da indústria de base, sob rígido controle do setor público.
d) conseguiu diminuir parte significativa dos desequilíbrios econômicos regionais, por meio da implementação de programas agrários subsidiados pelo Estado.


41. Questão sobre o Governo FHC (PUC Campinas - 2005).
Observe a charge de Angeli.
(In: Antonio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier. "Rumos da História". São Paulo: Atual, 2001. p. 634)
A charge ironiza um fato ocorrido no governo do presidente Fernando Henrique. Na visão do chargista, o presidente:

a) adotou uma política econômica intervencionista que provocou insatisfação na coligação partidária que participou de sua eleição.
b) teve que se aliar a todos os partidos de esquerda com o objetivo principal de impedir que os partidos de direita exercessem influência sobre o seu governo.
c) exerceu forte ofensiva, inclusive fazendo concessões políticas, sobre grandes partidos nacionais com o intuito de aprovar medidas de interesse do governo no Congresso Nacional.
d) controlava todos os partidos políticos do país, fato que possibilitou a aprovação, pelo Congresso Nacional, da emenda constitucional que permitia a sua reeleição.
e) obteve unanimidade na aprovação do projeto de redistribuição das terras produtivas do país, fato que propiciou o aumento da exportação agrícola.

42. Questão sobre o Governo Collor (UERJ - 2005).
(NOVAES, Carlos E. e LOBO, César. "História do Brasil para principiantes". São Paulo: Ática, 1999.)

A charge acima nos remete às eleições presidenciais de 1989, vencidas por Fernando Collor, que governou de 1990 até seu impeachment em 1992.
Uma característica da política econômica implementada por esse governo que o diferencia dos anteriores é:


a) estatização das indústrias de base
b) adoção do ortodoxismo monetário
c) aumento do número de empresas estatais
d) abertura da economia aos produtos estrangeiros

43. Questão sobre os Planos Econômicos - Brasil (PUC RS - 2000).
Responder à questão numerando a coluna II de acordo com os planos econômicos citados na coluna I.

COLUNA I
1. Plano Cruzado 2. Plano Collor 3. Plano Real 4. Plano Bresser


COLUNA II
( ) Volta do cruzeiro como moeda nacional, bloqueio por 18 meses dos saldos de contas correntes, poupanças e investimentos financeiros, e abertura da economia ao capital estrangeiro.
( ) Retenção de 15% de todos os impostos e contribuições federais pelo Fundo Social de Emergência, controle da emissão de moeda e criação da URV como indexador diário vinculado ao dólar comercial.
( ) Congelamento de preços, tarifas e salários pelo prazo de um ano e criação do gatilho salarial, a ser disparado sempre que a inflação acumulada superasse os 20%.

A seqüência correta dos números na coluna da direita, de cima para baixo, é a seguinte:
a) 2 - 3 - 4 b) 1 - 4 - 3 c) 2 - 3 - 1 d) 3 - 2 - 1 e) 4 - 1 - 2

44. Questão sobre Nova República (UFRJ - 2000).
Desde o início dos anos 90 o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos Governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal, são:
a) o pleno emprego e o desenvolvimento econômico, com base nos investimentos estatais e nas parcerias com o setor financeiro.
b) o controle da inflação e da dívida pública, a partir da redução dos impostos, da negociação da dívida externa e da elevação salarial.
c) a redução da interferência do Estado na economia (Estado-mínimo), a abertura ao capital externo e às privatizações, além da redução de gastos do Estado, através de reformas constitucionais.
d) os investimentos exclusivos na política de bem-estar social, expressos nos assentamentos dos Sem Terra e na Ação da Cidadania Contra a Fome, privilegiando a redistribuição de renda e a permanência do homem no campo.
e) a valorização das organizações dos trabalhadores, visando construir parcerias na luta contra o desemprego.

45. Questão sobre o Governo Lula (PUC SP - 2005).
Considere as afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Lula.

I. Foi criado o programa "Primeiro Emprego", como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país.
II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida.
III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa.
IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.

Estão corretas as afirmativas
a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

23 comentários:

  1. adorei, mas queria as respostas tb, cadê ?

    ResponderExcluir
  2. pelo amor de Deus me arranja esse gabaritooo ,

    ResponderExcluir
  3. também concordo com eles! kde o gabarito? como podemos saber nosso nível de conhecimentos sem q póssamos obter resposta?

    ResponderExcluir
  4. Concordo como podemos colar na prova de historia sem esse gabarito. :@ Palhacada.

    ResponderExcluir
  5. da pra por um gabarito ai por favor :(

    ResponderExcluir
  6. Kde o gabarito???
    poê aí gente...

    ResponderExcluir
  7. não adianta vermos as questões se não há gabarito. Por favor me made aí.

    ResponderExcluir
  8. Puta de uma sacanagem, fizeram eu resolver TUDO, pra só no final descobrir que não tem gabarito! ¬¬'

    ResponderExcluir
  9. gaaabariiiiiiiitttoooooo....pliiiisss....

    ResponderExcluir
  10. porra cade a merda do gabarito desse caralho

    ResponderExcluir
  11. É por isso que eu sempre vejo se tem gabarito antes de responder as questões u.u

    ResponderExcluir
  12. Mas vai tomar no cu, cadê a merda do gabarito?

    ResponderExcluir
  13. cade o gabarito seus monstros.

    ResponderExcluir
  14. sem o gabarito e impossível imaginar seus lelé

    ResponderExcluir
  15. respostas por favooooor, preciso delas pra amanha, meu trabalho vale 10 pontos

    ResponderExcluir
  16. o gabarito é a c d e b c c a b e d d a e b c a e c c d b a b e e c d b a c a a b b c d d a c b d e

    ResponderExcluir